Sabores do Mundo – Grécia!!!

Sabores do Mundo – Grécia!!!
Finalmente hoje vou conseguir participar da BC da minha querida amiga Sheila, do blog Cozinha de Mulher. O tema é Sabores do Mundo, culinária de países que iniciem coma letra “G”. E o país que eu escolhi foi a Grécia.

Impossível não escolher esse país lindo e especial por ter sido o berço da filosofia, democracia, da política. Pensar na Grécia é lembrar dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles….bom, mas estamos aqui pra falar da culinária deste lindo país.

Pesquisando na net verifiquei que a culinária da Grécia é tipicamente mediterrânea, com uso ostensivo de azeite, grãos, pão, vinho, peixes e carnes de porco e cordeiro. Os ingredientes mais usados são as azeitonas, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. E as sobremesas geralmente levam mel e nozes.
Aprendi que a salada de pepino e iogurte, chamada de Tzatiziki, também é um prato típico da Grécia, eu imaginava que fosse típico da cozinha árabe, e aqui em casa apreciamos muito. É refrescante, saboroso e muito prático de preparar. É ótimo pra servir no lanche da noite quando não se quer fazer uma refeição muito farta. Assim, aproveitando a BC coletiva de hoje eu preparei ontem o iogurte com pepino que faço assim:
Ingredientes:
– 01 pote de iogurte natural da sua preferência (se vc tiver coalhada fresca fica melhor ainda);
– 01 pepino japonês cortado em cubinhos pequenos;
– 01 dente de alho pequeno picadinho;
– sal a gosto;
– pimenta siria a gosto;
-folhinhas de hortelã a gosto picadinhas
– algumas receitas ainda levam suco de 1/2 limão e azeite, mas eu não usei.
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes em um refratário, decore com as folhinhas de hortelã, mas eu esqueci de colocar e sirva gelado. Vc pode servir como acompanhamento de uma salada, com torradas, quibe assado, pão sírio ou uma kafta.

Aqui algumas imagens de Santorini, são de tirar o fôlego!!!

imagem: Google
Imagem Google
Imagem Google

E aqui alguns copinhos que minha mãe trouxe para mim de recordação de Santorini, Corfu e Kusadasi.

Beijos e espero que vcs tenham gostado. Não deixem de visitar a Cozinha de Mulher e descobrir as outras delícias que tem por lá!



31 thoughts on “Sabores do Mundo – Grécia!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *