Brócolis Gratinado!!!

Brócolis Gratinado!!!
O brócolis é um daqueles alimentos que não podem faltar na nossa mesa, faz muito bem à saúde como dizem, não é mesmo? Gosto de saboreá-lo de todas as formas, como salada, molho de macarrão, tortas, sopas….e opções não faltam pra usá-lo.
Aqui no blog o brócolis já apareceu como Molho de Macarrão com Linguiça de Pernil e também como uma  Deliciosa Sopa Creme!
Hoje para variar preparei uma versão gratinada com molho branco, parmesão e alho douradinho. Ficou uma delícia e serviu de acompanhamento para um medalhão de filé mignon, perfeito!
A única dificuldade para preparar esse prato é fazer o molho branco, depois é só montar e levar para gratinar.
Ingredientes:
– 1 c. sopa de manteiga
– 1 c. sopa de farinha de trigo
– 1/2 litro de leite
– 1/2 cebola pequena cortada em cubinhos
– sal a gosto
– noz moscada a gosto
– 1 peça de brócolis pequena
– queijo parmesão ralado para gratinar
– 3 dentes de alho
Modo de fazer:
Lave bem e higienize o brócolis. Corte em buquês e leve para cozinhar no vapor até ficar al dente. Em seguida coloque na água gelada e reserve.
Para o molho branco: derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente a farinha e mexa bem. Aos pouco vá acrescentando o leite e mexendo rapidamente com um fuet para não formar grumos. Mexa até engrossar. Tempere com sal e noz moscada e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.
Pique os dentes de alho em pedaços pequenos e leve para dourar em uma panela com um pouco de azeite. Cuidado para não queimar. Retire do fogo quando começar a dourar.
Montagem: em um refratário coloque os buquês de brócolis e o molho branco. Em seguida salpique o queijo parmesão ralado e por último o alho dourado. Leve ao forno para gratinar até dourar o queijo. 

 Espero que tenham gostado da sugestão!
Desejo a todos uma linda semana!!!



19 thoughts on “Brócolis Gratinado!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *