Pão Caseiro Utilizando Soro de Leite

Pão Caseiro Utilizando Soro de Leite

Pão Caseiro utilizando o soro do leite ou whey protein, mais uma receita que está entrando para a minha lista de preferidas!

Aprendi com minha mãe a preparar coalhada fresca/iogurte caseiro em casa. É uma ótima opção para tomar com cereais e frutas ou mesmo para utilizar na preparação de bolos e outros pratos. Neste post eu mostro como preparar o iogurte caseiro e mostro toda a sua versatilidade, confira.

Além de utilizar o iogurte em diversos preparos, o Soro do Leite, obtido quando da preparação do iogurte grego ou da coalhada seca, tem diversas outras utilidades e benefícios. Neste post aqui falei um pouquinho sobre o soro do leite e mostrei como preparo Legumes Lacto Fermentados. Mas além deste preparo, aprendi a utilizar o Soro do Leite para preparar este Pão Caseiro, que é simplesmente maravilhoso, macio e saboroso na medida certa!

Esta receita veio da cozinha da querida Eline Prando, do Blog Mel e Pimenta, acesse e delicie-se, as fotos são incríveis e as receitas ainda mais! E depois passou pelo Blog A Casa Encantada, aventurando-se nas mãos da querida Ari! Ou seja, é uma receita super testada e aprovada. Leia os posts das meninas e veja todas as dicas e FAÇA VOCÊ TAMBÉM este delicioso PÃO UTILIZANDO O SORO DE LEITE!

Pão Caseiro com Soro de Leite

Vamos pra receita.

Ingredientes:

-4 xícaras (chá) de farinha de trigo;

-1 pacotinho (10g) de fermento biológico seco;

-1/3 de xícara (chá) de açúcar;

-1/2 colher (sopa) de sal;

-1/3 de xícara (chá) de óleo;

-1 ovo grande (levemente batido);

-200 ml do soro de leite;

Modo de fazer:

1) Misture todos os ingredientes secos em um recipiente; faça um covinha no meio e adicione o ovo, o soro e o óleo; vá misturando com movimentos circulares até incorporar bem todos os ingredientes;

2)Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 15 minutos e até obter uma massa lisa e homogênea; se necessário durante a sova polvilhe um pouquinho de farinha, mas evite colocar muita farinha para que a massa não fique muito pesada;

3)Volte a massa para o recipiente e cubra com um filme plástico e leve para um local livre de corrente de vento e quentinho. Dentro do microondas é um bom lugar; deixe crescer até dobrar de volume;

4) Depois que a massa crescer volte a massa para a bancada e divida em duas partes; modele os pães no formato desejado e coloque-os em uma forma untada e enfarinhada; Cubra com um pano e deixe crescer novamente por mais 30 minutos; utilizei duas formas para bolo inglês;

5)Aqueça o forno e leve os pães para assar até ficarem dourados, por aproximadamente 30 minutos. Fique de olho, pois este tempo pode variar de acordo com o forno.

Eu já preparei esta receita mais de uma vez e foi mais do que aprovada aqui em casa. Em uma das fornadas eu fiz um dos pães recheado com 100g de queijo mussarela e 100g de peito de peru defumado, ambos cortados em cubinhos. Adicionei o recheio após o primeiro crescimento da massa. E, antes de levar pra assar polvilhei orégano e queijo parmesão por cima! Esta variação combinou perfeitamente com a massa, ficou também delicioso. Você pode variar este recheio com os ingredientes que tiver disponível como queijo provolone, presunto, salame, azeitonas……..

Olha só como ficou o pão recheado!

Pão caseiro utilizando whey protein – recheado e sem recheio

Prepare e Faça você também estes deliciosos Pães!!!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *