Sabores do Mundo – Hungria – Goulash e Cubo Mágico!!!

Sabores do Mundo – Hungria – Goulash e Cubo Mágico!!!

Estou eu aqui novamente embarcando nos sabores do mundo com a minha querida amiga Sheila, do blog Cozinha de Mulher. Essa semana temos que apresentar receitas de países que comecem com a letra “H”, e o país que eu escolhi foi a Hungria!


Antes de falarmos da culinária desse país quero falar desse brinquedo. Quem é que já não brincou com o Cubo Mágico? Alías quem é que nunca tentou brincar? rsss. Coincidentemente ultimamente meu Marido tem brincado com o Cubo Mágico, ele comprou nas lojinhas lá do bairro da Liberdade em São Paulo, quando fomos passear….virou um vício,  ele até consegue deixar todas as faces com a mesma cor em até oito minutos…eu nem tento, não tenho paciência.

E, pesquisando sobre a culinária da Hungria descobri que esse Cubo, também chamado de Cubo de Rubik ou Cubo Mágico, é um quebra cabeças que foi criado por um húngaro, Ernõ Rubik, em 1974 e é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, e foi difundido especialmente na década de 80.

Tem alguém aí que já brincou com este quebra cabeças??

Bom, mas voltando pra gastronomia, verifiquei que na Hungria eles são adeptos de aromas e sabores picantes, como a páprica. Este ingrediente é utilizado pra preparar um dos pratos tradicionais do país, o Goulash. E, foi a receita deste prato que eu escolhi pra preparar e mostrar pra vcs hj nesta BC.

Há algum tempo eu ganhei da minha mãe esses saquinhos com a páprica doce e picante, mas eu só tinha utilizado poucas vezes. Pra ser sincera eu não sei muito bem utilizar a páprica e com medo de errar acabo deixando de usar. Mas, agora com a receita do Goulash em mãos fui pra cozinha preparar essa delícia.

Pesquisei várias receitas e gostei dessa da Rita Lobo, que serviu como base, pois mudei algumas coisas e fiz somente metade da receita original. Valeu a pena testar essa receita o sabor da carne ficou delicioso e o molho com um sabor divino!!

Ingredientes (para meia receita)
– 1/2 kilo de músculo picado em cubinhos
– 1 c. chá de páprica doce
– 1 c. chá de páprica picante
– sal e pimenta do reino a gosto
– 1/2 kilo de cebola picadinha
– 1 maça sem casca e ralada
– 50 g de manteiga
– 1/2 litro de caldo de carne
-1 c. sopa de azeite
– 2 c. sopa de vinho branco
– 2 c. sopa de wodka
– 1 pimentão vermelho
– 1/2 pote de iogurte natural
– suco e raspas de meio limão.
Modo de fazer
Corte a tampa do pimentão, retire as sementes, coloque em uma assadeira e leve pra assar em forno pré aquecido por 1 hora. Após assado, descasque o pimentão e reserve.
Tempere a carne com a páprica, doce e picante, sal e a pimenta do reino. Polvilhe também um pouco de farinha de trigo, apenas uma “chuvinha”.
Leve uma panela funda o fogo e quando estiver quente coloque a carne pra selar. Depois de dourar desligue o fogo e retire a carne.
Na mesma panela que a carne foi selada  esfregue com um garfo um dente de alho e depois descarte. Leve a panela ao fogo e coloque a cebola, mexa um pouco pra secar, depois coloque o azeite, a manteiga e maça ralada. Misture bem. Volte a carne para a panela e deixe fritar.
Afaste a carne para um canto da panela, coloque a wodka em outro e flambe a carne. Depois coloque o vinho branco e espere evaporar.
Aos poucos acrescente o calde carne e deixe cozinhar. 
Bata no liquidificador o pimentão com o iogurte e acrescente na panela quando o caldo estiver quase secado, coloque o suco e as raspas de limão e cozinhe por mais alguns minutos e está pronto!!!
Dica: depois que vc retirar o pimentão do forno coloque em um saquinho plastico, feche e deixe esfriar. Quando vc abri o saquinho a pele do pimentão sairá facilmente.

Este prato é servido acompanhado do Spetzl. É uma massa feita com ovos, farinha, água e sal. No site da Rita Lobo tem a receita do Spetzl também, veja aqui, mas eu não preparei. Eu servi o Goulash com um purê de batatas e achei que combinou muito bem. Também acho que combinaria muito bem com uma polenta cremosa!

Adorei conhecer um pouquinho mais da história e da culinária da Hungria, espero que vcs tenham gostado também. Abaixo  imagem do Parlamento em Budapeste.

imagem Google

E, aqui mais um copinho da minha coleção, com a imagem do Parlamento de Budapeste.

Não deixem de visitar o blog da Sheila, Cozinha de Mulher, pra ver as outras delícias que aportaram por lá!!!
Bjsss
Mel



37 thoughts on “Sabores do Mundo – Hungria – Goulash e Cubo Mágico!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *