Qual a Panela Ideal??!!!

Qual a Panela Ideal??!!!
Qual a panela ideal
Vcs sabem que depois que me tornei mãe fiquei muito mais atenta aos alimentos que compro e também a forma de armazená-los e, principalmente, ao tipo de panela que utilizo para preparar as refeições da minha família.
Qual o tipo de panela que vcs preferem utilizar na cozinha? Eu uso bastante as de inox e alumínio, mas aos poucos estou substituindo-as pelas de cerâmica! Mas qual é a melhor?! Vejam algumas informações sobre cada tipo de panela!!!

Panela de Alumínio: o alumínio em excesso é tóxico e se acumula no cérebro e tem relação com doenças neurológicas. Quanto mais nova for a panela, mais alumínio libera para o alimento. As manchas escuras protegem da liberação do alumínio, portanto, não devemos arear as panelas por dentro. Não devemos cozinhar alimentos que contenham enxofre como couve, brócolis, espinafre, cebola nesse tipo de panela, uma vez que facilitam a liberação desse metal. Já foi demonstrado que cozinhar por mais de três horas alimentos em panela de alumínio, os alimentos absorvem 20mg de alumínio, um índice seis vezes mais elevado do que o permitido.

Panela de Cerâmica: Muito resistentes e indicadas para cozimento lento em fogo baixo. Mas as de preparo artesanal podem liberar chumbo e cadmio que são tóxicos.

Panela de Ferro: reage com a acidez dos alimentos liberando ferro. Quanto mais tempo de uso, mais libera ferro, o que é interessante. Não devemos guardar alimentos prontos dentro das panelas de ferro, pois ela oxida. Após a lavagem deve ser seca sob a chama do fogão. Altera a cor e sabor dos alimentos.

Panela de Vidro: é a mais indicada, pois não contem nenhum tipo de metal na sua composição, porém são frágeis e aquecem muito rápido podendo queimar e grudar o alimento.

Panela Esmaltada: São fáceis de limpar e conduzem bem o calor. As de antigamente não são recomendadas, pois podem liberar cádmio e chumbo.

Panela de Pedra Sabão:  Precisam ser curadas antes de usar pois podem liberar níquel (metal tóxico), porém liberam minerais favoráveis a saúde como ferro, cálcio e magnésio. Cozinha lentamente sendo indicada para o preparo de carnes.

Panela de Cobre: o cobre é um mineral necessário, mas que em dose excessivas torna-se tóxico. os doces feitos em tachos de cobre podem se contaminar. Recomenda-se o uso esporádico, pois o uso frequente pode causar intoxicação.

Panela de Aço Inoxidável: fácil de lavar e conserva bem o calor mas quando novas possibilitam a migração de níquel, cromo e ferro para o alimento. Mas, com o tempo de uso é uma opção segura, pois reduz a exposição ao metal tóxico. Se a panela for nova deve-se ferver água 3 a 4 vezes antes de usar.

Panela com Revestimento Antiaderente: Péssima opção. É a panela de alumínio revestida com politetrafluoretileno conhecido como teflon. Esse revestimento pode promover a formação de aminas heterocíclicas (substâncias cancerígenas). O aquecimento acima de 250ºC origina a migração de metais pesados. Se a camada antiaderente for danificada também leva metais pesados aos alimentos.

Panela de Barro: precisam ser curadas para impermeabilizar, podem ir ao forno e fogão, mas libera sujidades.
E aí, já decidiu qual a melhor panela pra vc usar?!
Bjsss
Mel
*As informações sobre as panelas são da nutricionista Fernanda Padovani publicadas em seu Instagram.



1 thought on “Qual a Panela Ideal??!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *