Quem me acompanha aqui no ArtesdaMel há mais tempo sabe que adoro Berinjela, é um dos meus legumes favoritos! É versátil, podendo ser usado em diversos pratos. Quando me falaram que ficava uma delícia como ingrediente principal do cuscuz paulista corri para preparar a minha versão do Cuscuz de Berinjela.
Acompanhe a receita e veja como é fácil de preparar, você terá um prato muito saboroso e saudável que pode ser servido como acompanhamento ou prato principal!
Ingredientes:
- 1 berinjela grande cortada em cubos;
- 1 cebola média cortada em cubos;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- 2 dentes de alho picadinhos;
- 2/3 de xícara (chá) de ervilha fresca;
- 2//3 de xícara (chá) de pimentão vermelho (pode substituir por aquele de sua preferência);
- 1 cenoura média ralada no ralo fino;
- 1 xícara de palmito picado (separe algumas rodelas para decorar);
- 2 tomates sem pele e sementes picados em cubos;
- sal e pimenta gosto;
- cheiro verde a gosto;
- 3 xícaras (chá) de farinha de milho flocada;
- água quente o quanto baste.
Modo de fazer:
- Em uma panela leve o azeite para aquecer e refogue a cebola até ficar translúcida; acrescente o alho e na sequencia o pimentão vermelho, refogue por aproximadamente 3 minutos; em seguida acrescente os tomates picados, a cenoura ralada e depois a berinjela, refogue até a berinjela estar bem cozida e depois coloque as ervilhas e o palmito. Se necessário vá colocando agua quente aos poucos para o refogado ficar bem molhadinho.
- Tempere com sal e pimenta e acrescente o cheiro verde;
- Aos poucos vá adicionando a farinha de milho e mexendo sempre. Se o seu refogado estiver bem molhadinho pode colocar as 3 xícaras da farinha, caso contrário não coloque tudo para que o cuscuz não fique muito duro; cozinhe por aproximadamente cinco minutos e está pronto.
Montagem:
- Gosto de montar o cuscuz nas formas de buraco no meio, mas vc poderá colocar em um refratário.
- Se for usar a forma de buraco, antes decore o fundo e as laterais com azeitonas, rodelas de palmito, tomate, ervilha, o que você preferir, depois coloque o cuscuz, apertando bem a massa na forma.
- Leve pra gelar;
- Eu não unto a forma antes de colocar o cuscuz e ele sempre solta direitinho, basta tirar da geladeira uns instantes antes de desinformar.
- Você pode servi-lo quente ou em temperatura ambiente.
Esta foi mais uma daquelas excelentes receitas preparadas com a berinjela e que surpreende no sabor! Sugiro que você faça também!
Aqui no blog você encontra diversas receitas preparadas com berinjela, desde quibe até sopas. Digite berinjela no campo de pesquisa e escolha sua receita favorita!
Delícia levando a receita bjs Rosinha