Enroladinho de Salsicha!!!

Enroladinho de Salsicha!!!
Olá! Espero que vcs tenham tido um delicioso final de semana e estejam todos com as baterias recarregadas para mais um semana!!! Por aqui o fds foi tranquilo e na companhia daqueles que amo muittoooooooo!!!!!
Hoje trago mais uma receitinha de enroladinho de salsicha, mas dessa vez com massa preparada por mim com base na receita que vi no blog Pecado da Gula, da querida Akemi. Eu já havia preparado um enroladinho de salsicha com massa folhada congelada, que eu mostrei aqui, e que também fica uma delícia.

Ingredientes:
500g de farinha de trigo (3½ xícaras)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 ovo grande
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (2 colheres de sopa)
1 xícara de leite morno (usei ¼ a mais, vai depender da sua farinha)
500g de salsichas (10 unidades)
ovo batido e peneirado para pincelar
orégano para polvilhar (ou queijo parmesão ralado ou gergelim preto ou branco)

Modo de fazer: (o passo a passo abaixo é de autoria da Akemi, do blog Pecado da Gula)
“Divida a farinha em duas vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar ao seu lado, o ovo batido num outro canto. Despeje o leite morno sobre o fermento. Misture com cuidado no início com espátula ou colher de pau. Quando tudo for incorporado mexa vigorosamente até formar uma massa elástica que levanta bolhas. Se estiver muito pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada. Despeje na mesa e comece a sovar até ficar lisa e homogênea (cerca de 10 a 15 minutos). Não junte mais farinha de trigo, vá sovando que ela vai secando, sempre raspando e limpando a mão. Modele numa bola e retorne para a vasilha. Cubra com filme plástico e deixe num local protegido por cerca de 30 a 40 minutos até dobrar de volume. Dê pequenos soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado. 
Tire a massa da vasilha e divida em 12 porções. Modele em bolinhas e deixe tudo coberto com pano de prato molhado e bem torcido. Quando terminar de modelar a última bolinha, volte para a primeira e estique num cordão de 15 cm. Repita com os demais, sempre deixando tudo coberto com o pano úmido.
Quando terminar o último, volte para o primeiro e estique mais um pouco até atingir cerca de 30~35cm. Enrole 4 ou 5 vezes na salsicha e vá dispondo na assadeira untada e enfarinhada. Deixe os prontos cobertos com o pano úmido ou filme plástico para não ressecarem. Procure deixar uma pequena pontinha da salsicha para fora dos dois lados. Depois que terminar de enrolar a última salsicha, coloque o forno para aquecer a 180˚C por cerca de 10~15 minutos, vai ser o tempo dos últimos crescerem. Pincele levemente com ovo batido e polvilhe orégano. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados.”
A massa ficou muito saborosa e gostosa, mas não cresceu muito. Acho que não sovei o suficiente e o dia estava um pouco frio, mas ficou uma delícia..
Essas salsichas ficam perfeitas para um lanchinho e acompanhadas do básico, ketchup e mostarda! A querida Léia,  do blog Receitas Culinárias, também preparou essa receita e aprovou!

Desejo a todos vcs uma semana maravilhosa e repleta de delícias!!!!
Bjsss
Mel



51 thoughts on “Enroladinho de Salsicha!!!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *