Há algum tempo venho preparando Legumes Lactofermentados em casa. Ficam super saborosos e perfeitos pra acompanhar carnes. Eu adoro esse sabor forte, acentuado e azedo do chucrute e de outros legumes que ficam fermentando!
Vc pode fazer com beterraba, cebola, pepino, mas o que mais faço aqui em casa é com o repolho roxo. Fica lindo e muito gostoso.
Sempre que tenho em casa eu uso o soro do iogurte e acrescento na preparação do chucrute, fica ainda mais saboroso e mega saudável. Neste blog vc pode ler um pouco sobre os benefícios da lactofermentação e abaixo cito um trecho:
“A proliferação dos lactobacillus em verduras e legumes fermentados melhora sua digestibilidade e aumenta os níveis de vitaminas. Estes organismos benéficos produzem inúmeras enzimas muito úteis, assim como substâncias naturalmente antibióticas e anticarcinogênicas. Seu principal sub-produto, o ácido lático, não só preservam perfeitamente verduras, legumes e frutas, como também promove o crescimento de uma flora intestinal saudável.” (Sally Fallon, Nourishing Traditions, pg 89)
Ingredientes:
– 1 repolho roxo pequeno;
– 1 colher (sopa) rasa de sal marinho;
– 1/2 copo (tipo de requeijão) de soro de iogurte/leite (logo abaixo vou explicar);
– grãos de pimenta do reino a gosto;
– folha de louro a gosto.
– água filtrada se necessário.
Modo de fazer:
– Pique o mais fino possível o repolho;
-Coloque em um recipiente e espalhe o sal marinho. Deixe descansar por aproximadamente 2 horas. A cada 20 minutos e com as costas de uma colher aperte o repolho a fim de que solte bastante líquido;
– Higienize e esterilize um vidro onde colocará o repolho;
– Coloque o repolho com o liquido que se formou dentro do vidro e com a ajuda de um socador vá apertando bem para soltar mais líquidos; coloque o soro do iogurte/leite, a pimenta e as folhas de louro.
– O repolho deve ficar todo submerso no líquido, mas caso seja necessário acrescente um pouco de água filtrada. Geralmente isto não é necessário, pois durante o processo o chucrute solta bastante líquido.
-Feche bem o vidro e deixe guardado em um armário por 3 dias. Depois deste período coloque na geladeira. Quanto mais tempo ficar guardado, mas saboroso ficará.
– Não sei especificar o tempo de duração com exatidão, mas em todos os lugares que leio a informação é de que pode durar meses.
Soro do Iogurte
Neste post eu mostro como fazer o Iogurte Caseiro e mostro como é super versátil. É uma receita que faço muitas vezes aqui em casa.
No post eu falo também como preparar o iogurte grego e a coalhada seca e é através deste processo que vc irá retirar o soro para preparar o chucrute.
Com o iogurte pronto coloque-o em um coador de café (acho mais prático do que usar pano de prato) e deixe sorar durante algumas horas e até vc verificar que não há mais líquidos para sair do iogurte. É este líquido, o soro do iogurte, e que é riquíssimo em nutrientes (não sou especialista, mas tenho lido que é um líquido que nos traz muitos benefícios) que vc irá usar na receita.
Espero que tenham gostado do post de hoje!
Bjs
Mel
oi Mel só tira uma duvida você diz para colocar o repolho numa vasilha e polvilhar sal,e com o auxilio da colher ir apertando esse líquido que formar vai junto no vidro onde eu vou acrescentar o repolho e o soro bjs Rosinha
Oi Rosinha, bom dia! Sim o líquido vai junto e mais o soro!!!
Beijinho