Um dia com o Mesa Brasil Sesc Sorocaba

Um dia com o Mesa Brasil Sesc Sorocaba

Que ALEGRIA e privilégio ter acompanhado um dia do Mesa Brasil do Sesc Sorocaba! Um programa que visa combater o desperdício e levar alimentos para quem precisa. Foi um dia repleto de emoções!

O Mesa Brasil foi criado há mais de 20 anos, inicialmente em São Paulo, depois em todo o país e, neste ano o Sesc Sorocaba comemora o primeiro ano de implementação deste Programa, levando toneladas de alimentos que antes iriam para o lixo para aqueles que precisam.

Mesa Brasil Sesc Sorocaba

No último dia 11 de maio, a convite do Sesc Sorocaba, acompanhei um dia do Programa Mesa Brasil, mostrando tudo no stories do Instagram (@artesdamel). Pude vivenciar com toda a equipe do Mesa Brasil como este programa funciona e como os alimentos doados chegam até as entidades que precisam.

O principal objetivo do Programa é captar alimentos que estejam aptos para o consumo, mas que não mais estão dentro do padrão para a venda. São, por exemplo, bananas que já caíram da penca, produtos com data de validade próxima ao vencimento, legumes levemente amassados ou já mais maduros. São alimentos perfeitamente aptos para serem consumidos, mas que deixaram de ser atrativos para a venda.

O primeiro passo para dar funcionamento ao Mesa Brasil e, também acredito que seu maior desafio, é cadastrar as empresas interessadas em participar do programa. São empresas como supermercados, quitandas, fornecedores de frutas, pequenos mercados, padarias que, após demonstrarem interesse em participar do programa, são treinadas a como manter e separar os produtos doados. Do outro lado, várias instituições sociais também são cadastradas e recebem, ao menos uma vez na semana o caminhão do Mesa Brasil com os alimentos doados.

Entre as instituições sociais que recebem os alimentos estão creches, abrigos, asilos, lares temporários. São instituições que, de fato, precisam dos alimentos, pois, na maioria dos casos, sobrevivem com poucos subsídios e doações.

O Programa Mesa Brasil é responsável pela qualidade dos produtos captados e entregues para as instituições. Assim, o cuidado com os alimentos está presente em todo o processo. Há preocupação em ensinar o doador a armazenar, a equipe do Mesa é treinada para selecionar estes alimentos e, ainda, as entidades receptoras destes alimentos também recebem treinamentos constantes para aprenderem a utilizar adequadamente os alimentos recebidos.

 

 

 

 

Seleção dos Alimentos

Um dia do Mesa Brasil começa bem cedinho, passando em cada doador para receber e selecionar os alimentos doados. Estes alimentos são embalados, pesados e cada doador recebe um relatório com o tipo de alimento captado e o peso. Este trabalho de captação e seleção dos alimentos é feito de forma exemplar pela equipe do Mesa Brasil. Eu pude ver que o trabalho é feito com muito carinho por todos que fazem parte da equipe do Mesa Brasil do Sesc Sorocaba.

Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi

Após a captação dos alimentos em todos os doadores a equipe do Mesa Brasil faz a distribuição dos alimentos entre as entidades beneficiadas e que também, anteriormente, já foram cadastradas, e já no período da tarde os alimentos são entregues. Em regra, o produto deve ser captado e doado no mesmo dia.

Entrega nas Instituições

O Programa é muito dinâmico e exige uma equipe muito bem treinada e que esteja em sintonia, para que o resultado ocorra. E, eu pude ver, de perto, que esta sincronia de fato existe e o Programa atinge seu objetivo a cada dia! Somente no dia 11 de maio, quando acompanhei o Mesa Brasil, foram selecionados e captados 720 quilos de alimentos.

Além de saber que 720 quilos de alimentos deixaram de ir para o lixo, o mais lindo deste Programa foi ter vivenciado a ALEGRIA daqueles que recebem estes alimentos. O Mesa Brasil é responsável por levar diversidade de alimentos para as instituições sociais que atende. Estas instituições dificilmente tem condições de comprar alimentos, além do essencial e básico. Mas o Mesa Brasil oferta para elas frutas, legumes, iogurtes, bolos e outros produtos que não fazem parte do seu dia a dia alimentar, não é difícil de imaginar a alegria das crianças quando sabem que poderão fazer uma refeição ou um lanche diferente!

É fato que puder vivenciar a ALEGRIA que o Programa do Mesa Brasil leva em cada instituição que chega.

Foto: Mirella Ghiraldi

E, ao fim de um dia junto com a equipe do Mesa Brasil do Sesc Sorocaba não podemos deixar de nos questionar sobre o nosso consumo e o nosso desperdício de alimentos. O que fazemos em casa para evitar o desperdício? O que você faz? O que mais podemos fazer para evitar tanto desperdício de alimentos? Precisamos estar atentos ao consumo consciente e a fazer a nossa parte!

E o Programa, além de toda a preocupação com a captação e entrega dos alimentos, ainda realiza uma série de ações educativas com as instituições participantes, com a presença de nutricionistas, levando educação através de palestras, cursos e oficinas culinárias ensinando a como evitar o desperdício, a fazer a higiene correta dos alimentos, a como armazenar, além de ensinar diversas receitas saudáveis e com o uso integral dos alimentos.

COMPROMETIMENTO, DISPONIBILIDADE e ALEGRIA, são palavras que descrevem este Programa tão especial. E, que orgulho poder ver um Programa tão bem cuidado sendo colocado em prática! Parabéns a toda a equipe do Mesa Brasil do Sesc Sorocaba! Nutricionista Érica, administrativo Cláudia, motoristas Márcio e Thiago, ajudantes Rodrigo e Anselmo, estagiária Bianca.

Não deixem de conferir os blogs Arte na Cozinha e Dom Manjerição para conhecerem o relato das minhas amigas Flávia e Ana Cláudia sobre o dia delas junto ao Mesa Brasil do Sesc de Sorocaba.

Parabéns também a todas as empresas doadoras que participam do Programa, que agem com consciência social e se preocupam em evitar o desperdício e a fome. Espero que muito mais empresas se conscientizem em evitar o desperdício e participem de Programas como o Mesa Brasil, demonstrando seu comprometimento social.

Para saber ainda mais sobre o Programa Mesa Brasil, acessem este site e o Sesc Sorocaba.

E o Sesc Sorocaba nos desafiou a produzir uma receita criativa com um dos alimentos captados no dia em que participamos do Mesa Brasil! Acompanhe nas redes sociais do ArtesdaMel qual será a receita que eu vou preparar, será no próximo dia 29, não percam!

Obrigada Sesc Sorocaba pela oportunidade de participar de um dia tão especial do Mesa Brasil!!!

 

 

 



1 thought on “Um dia com o Mesa Brasil Sesc Sorocaba”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *